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Rodada de Negócios

O que é rodada de negócios?
Rodada de negócios é a maneira mais prática, rápida e econômica de fazer contatos com empresários e executivos com poder de decisão de empresas de todos os portes e segmentos.
O contato cara a cara, olho no olho é muito importante para estabelecer e estreitar a confiança entre os participantes e gerar negócios.

Por que é prática, rápida e econômica?
Porque em um único dia, no mesmo local, o participante conhecerá vários novos possíveis clientes, fornecedores e parceiros.
Todos sabemos os gastos que temos. Exemplo para fazer 50 novos contatos o gasto pode exceder R$ 4mil, com funcionário, telefonia, internet e visitas além do estresse gerado com o trânsito, reagendamentos, tempo perdido com espera para ser atendido dentre outros.

Qual a diferença da rodada de negócios organizada pela Câmara da Indústria e comércio do Mercosul e Américas?
Em nossos eventos respeitamos o participante que quer fazer contatos e negociar então não abrimos espaços para propagandas, discursos, shows, premiações, seguimos e cumprimos o cronograma sem surpresas.
Nossas rodadas são realizadas em várias mesas de negociação onde o participante irá em todas elas.
É sabido que existem rodadas onde o participante precisa ir até o palco e falar para uma platéia, outras não tem organização, simplesmente dão início com trocas de cartões e conversas mútuas, outros os empresários ficam em fila para conversar com uma determinada empresa, além de não serem funcionais privilegiam somente à alguns.
Nós primamos por um único objetivo, o sucesso do participante com muita ética e de forma organizada, sem esperas, filas e bagunça garantimos que todos se conhecerão.

Como funciona a rodada de negócios?
As apresentações são realizadas em mesas de reunião com 4 a 8 participantes, dependendo do número total de participantes, cada um se apresenta em ordem definida, todos tem seu tempo respeitado, após as apresentações há um tempo livre na mesa pare esclarecimentos e geração de negócios, criamos um formato onde todos se conhecem sem faltar ou repetir nenhum.

Como especialista quais dicas daria aos participantes da rodada de negócios?
1- Evite falar o óbvio, todos sabem o que uma gráfica, um escritório de contabilidade ou academia de ginástica faz, o importante é falar do diferencial.
2- Se possível oferte uma degustação do seu produto ou serviço, afim de comprovarem a qualidade do mesmo.
3- Faça dos participantes, clientes, é interessante ofertar algum produto ou serviço a preço de custo, lembre-se muitos adquirem produtos em oferta nos mercados e lojas.
4- A maioria das pessoas são visuais e auditivas, leve uma imagem impressa de sua promoção, do produto ou serviço, vantagem ofertada, você fala enquanto mostra, você conseguirá maior resultado.
5- Foque em sua especialidade, no que faz de melhor, o seu diferencial competitivo.
6- Demonstre confiança, certeza utilize sempre de palavras e frases de convicção, seja verdadeiro e dê garantia tanto pessoal quanto profissional.
7- Estenda sua oferta a todos os parentes, colaboradores e clientes das empresas e da mesma forma solicite também, as chances de negócios se multiplicarão.
8- Após a rodada mantenha contato com os participantes por e-mail e telefone, não deixe o negócio esfriar, agende reunião, almoço de negócios, convide a conhecer sua empresa.

Por que alguns participantes não conseguem realizar negócios?
Vários são os motivos, tais como:
1- Não se preparam para a rodada e fazem somente o institucional, lembre-se todos já são clientes de uma empresa concorrente da sua e você tem a missão de reverter isso.
2- A primeira impressão é a que fica, ninguém faz negócios com uma loja toda suja e bagunçada, assim é nossa impressão pessoal, temos que estar arrumados e bem vestidos, cuide de sua aparência, mas não se esqueça do conforto, afinal você participará de várias reuniões, não use nada que incomode.
3- Evite falar muito rápido e não use de gírias, seja sempre claro e objetivo, saiba o que falar e como falar, treine, jamais comente sobre a concorrência.
4- Quando outros participantes se apresentam, demonstre atenção e interesse além de gerar empatia lembre-se que um bom negócio não está somente numa boa venda mas também numa boa aquisição e ninguém negocia com pessoas antipáticas.
5- Não fazem o pós evento, contato por e-mail, telefone e deixam o negócio esfriar.

O que se deve levar nas rodadas de negócios?
A obrigatoriedade é cartão de visitas para se realizar as trocas com os participantes, folder, folhetos e brindes é opcional, você pode entregar no momento da troca de cartões.
Se puder leve também uma agenda ou tablete para fazer as anotações.


Oracio Kuradomi
Diretor internacional de rodadas de negócios.
oracio@ccmercosul.org.br
11-9-9601-5791

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